O Restaurante Mosteiro do Leitão, abriu portas em 2008 localizado em plena Estrada Nacional N.º 1, reavivando um restaurante devoluto depois de muitos anos fechado ao público. Três sócios viram no espaço uma oportunidade de negócio que por estar numa rota turística de referencia se tornou uma grande potencialidade para a promoção da gastronomia tradicional portuguesa, designadamente o leitão assado.
Desde sempre houve na sua génese a confiança e transparência de serviços, desenvolvendo um espaço onde o cliente pudesse ver todo o processo de confeção tanto na assadura do leitão como na cozinha.
Apesar de toda a vontade dos sócios em lutar contra o mais temido preconceito, o restaurante passou a ser considerado mais um espaço de passagem devido à sua localização.
Após o entusiasmos dos primeiros anos, as criticas começaram a surgir, sem que nada fosse feito para as corrigir, seguido da crise económica do setor, culminou com uma baixa significativa de clientes.
As divergências entre sócios foram-se intensificando partilhando de diferentes visões de negócio até que, o casal Bruno Figueiredo e Zita Freire decidiram avançar como únicos sócios.
Foi então que Bruno conseguiu aplicar a sua visão e apesar da sua localização, o seu ex-líbris da casa, de muito boa qualidade e exigência do seu produto, fez com que diariamente muitos clientes voltassem e recomendassem este espaço.
Aliando à boa qualidade de produto, Zita aplicou a sua visão de qualidade de serviços e comunicação externa.
Com o sucesso e protagonismo que foi ganhando foi preciso arriscar mais e assim em 2015 houve uma forte aposta numa cozinha de excelência que pudesse acompanhar a qualidade do leitão ali servido, que nesse mesmo ano conquistou o número de controlo veterinário (número atribuído exclusivamente aos estabelecimentos que cumpram os requisitos aplicáveis do Regulamentos e legislação do setor, verificados e aprovados pela autoridade competente (Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária).
Em 2015 começaram a surgir os resultados do esforço e dedicação da equipa, ganhando o primeiro lugar e certificado de excelência do site de turismo Tripadvisor permanecendo em 2016 em primeiro lugar do referido site.
Consciente da superior qualidade do restaurante, Zita desafiou a sua equipa em participar pela primeira vez, no concurso nacional do Melhor Arroz de Portugal 2016, em março, uma iniciativa que desafia todos os profissionais a apresentarem as suas melhores receitas de arroz. Com a surpreendente proposta de Risotto com crocante de Leitão, do Chef Ricardo Fernandes, o Restaurante Mosteiro do Leitão saiu primeiro classificado nas duas etapas do concurso.
Com clientes cada vez mais exigentes e requintados nas suas escolhas, em Maio de 2016 houve uma forte aposta na renovação total do espaço tornando-o mais moderno e acolhedor.
Apesar de ser um restaurante especializado em leitão apresenta um cardapio muito variado, desde o peixe fresco de mar, carne de melhor qualidade e os diversos vinhos, dando ao cliente a escolha do que melhor se adequa a cada prato.
A procura pela inovação e vanguarda de serviços, levou o Mosteiro do Leitão a aderir em 2016 ao programa Brendait sendo o parceiro pioneiro na área de restauração. O objetivo é tornar o Mosteiro do Leitão um restaurante para todos independentemente das condições físicas ou cognitivas.
Os desafios continuam esperando ser a cada dia melhor, sempre atentos ao que os clientes nos retribuem diariamente.